terça-feira, 29 de junho de 2010

Estiva/MG: Capital mineira do cinema nacional


Por Paula Carneiro e Guilherme Abraão

Não é exagero algum dizer que Estiva, uma pequena cidade do Sul de Minas Gerais, se transformará na Capital Mineira do Cinema Brasileiro entre os dias 24 e 31 de julho, período em que acontece a III Mostra Delinho de Cinema. Serão oito dias de programação gratuita com filmes e curta metragens, todos nacionais. Eles serão exibidos em vários lugares do município, como o Teatro de Arena da Praça Francisco Ribeiro Pereira (Chico do Juca), nos bairros Buieiê, Vista Alegre, Guarda Faca, Boa Vista, Fazenda Velha e no Centro Cultural Estivense (antigo restaurante Nelinho). E o melhor, todas as exibições serão gratuitas!

Os filmes selecionados para esta edição são: O Casamento de Romeu e Julieta, Meu Nome Não é Johnny, Não Por Acaso, Jeca Tatu, O Grilo Feliz, Abril Despedaçado, O Auto da Compadecida e Besouro. Os curtas: A História de Delinho, Destruição de um Templo, Busólogos, Agenor, Ferro Veio, O Dono do Carnaval, Crônicas de um Assassino: Episódio Certas Escolhas e outros.

Esta será a terceira edição do evento, nas edições anteriores tivemos grande participação da população local, exibimos vários clássicos do cinema nacional como O Homem Nu, Marvada Carne, Batismo de Sangue, Peões entre outros. Na edição do ano passado ocorrem debates após algumas exibições, tivemos a presença de Arnaldo Lemos, professor de sociologia da PUC Campinas, Glauco Barsalini, um dos maiores especialista do Brasil em Mazzaropi e Maurice Politi, ex-preso político e atual Assessor Especial na Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República. Eles falaram sobre a Ditadura Militar e sobre Mazzaropi.

Nesta edição teremos duas grandes novidades. A primeira será o lançamento do curta metragem AGENOR, FERRO VÉIO, produzido pelo mesmo diretor do curta que dá nome a mostra (A História de Delinho), o estivense Flávio Chiarini é cineasta e um dos idealizadores da mostra. O curta experimental foi gravado no ano passado em Estiva, é quase uma autobiografia do entrevistado, Agenor Tavares da Silva, que conta diversas histórias sobre sua vida, que por sinal ficou divertidíssimo. Este é o terceiro curta produzido na cidade.
A outra novidade será a exibição do filme O Grilo Feliz, em sessão especial para crianças, no dia 28/07 (quarta-feira) a partir das 19 horas no Centro Cultural Estivense (Rua João Vicente Pereira, n°158, antigo Restaurante do Nelinho). O filme promete muita diversão pra garotada, agora é trazer a criançada pra curtir esta linda animação totalmente brasileira.
Um dado curioso sobre cinema no Brasil, um tanto preocupante, que é um dos motivos da organização da Mostra Delinho de Cinema é o fato que mais de 90% dos municípios brasileiros não possuem salas de cinema (dados divulgados em 2008, pelo IBGE, sobre a Realidade Cultural Brasileira) e em Estiva não é diferente, o único cinema da cidade foi fechado a mais de 30 anos, por isso a necessidade de levar a sétima arte a população da pequena cidade, que infelizmente como inúmeros outros municípios do pais onde boa parte de sua população nunca foi ao cinema.
Então o convite esta feito, anote na agenda: III Mostra Delinho de Cinema de 24 a 31 de julho. Convide seus amigos, familiares, vizinhos, venham todos participar desta grande festa que celebra o cinema nacional. A Organização deseja a todos uma boa sessão!
Mais informações: email: estivamg@gmail.com
Telefones: 35 – 9922 7248 / 35- 9913 6754

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Puxa, estamos felizes!!!
Agradecemos a sua opinião!!!