segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Lula- O Filho do Brasil representará Brasil no Oscar

Publicado em 23/09/10
Acaba de ser anunciado na Cinemateca Brasileira que Lula - o Filho do Brasil, de Fábio Barreto, será o representante brasileiro por uma vaga na categoria melhor filme em língua estrangeira na 83º Oscar, promovido pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood. O anúncio foi feito pelo cineasta Roberto Farias, que fez parte da comissão.
Cena do filme Lula - O Filho do Brasil


Segundo Farias, a escolha teria sido por unanimidade. O diretor, responsável pelo anúncio, disse que todos os filmes foram analisados cuidadosamente. "Mas Lula nos pareceu melhor por representar a história de milhares de brasileiros", disse Farias. "Além disso, o Lula é uma estrela aqui e também lá fora."

Lula, o Filho do Brasil foi escolhido de uma lista de 23 inscritos formada por A Suprema Felicidade, Antes que o mundo acabe, As Melhores Coisas do Mundo, Bróder, Carregadoras de Sonhos, Cabeça a Prêmio, Cinco Vezes Favela - Agora Por Nós Mesmos, Chico Xavier, É Proibido Fumar, Em Teu Nome, Hotel Atlântico, Nosso Lar, O Bem Amado, O Grão, Olhos Azuis, Os Inquilinos, Os Famosos e os Duendes da Morte, Ouro Negro, Quincas Berro D’Água, Reflexões de um Liquidificador, Sonhos Roubados e Utopia e Barbárie.

Este ano a Comissão de Seleção foi ampliada e o Ministério da Cultura não foi a única instituição a indicar o concorrente brasileiro. O grupo foi composto por membros indicados pelo Gabinete do Ministério da Cultura (MinC), pela Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura (SAv/MinC), pela Agência Nacional de Cinema do Brasil (Ancine) e representantes da Academia Brasileira de Cinema (CBC). A banca foi composta por Cássio Starling Carlos, Clélia Bessa, Elisa Tolomelli, Frederico Hermann Barbosa Maia, Jean-Claude Bernardet, Leon Cakoff, Márcia Lellis de Souza Amaral, Mariza Leão Salles de Rezende e Roberto Farias.

Lula - O filho do Brasil vai concorrer com produções de mais de 95 países à indicação final. Os cinco filmes selecionados serão anunciados em 25 de janeiro. A cerimônia de premiação será realizada no dia 27 de fevereiro de 2011.

O secretário do audiovisual, Newton Cannito, explicou também que a votação pela internet, promovida no site do MinC, não teve peso na escolha da comissão. Sempre ficou claro que a enquete não teria qualquer relevância nessa escolha. Mas ela serviu para mostrar como os brasileiros estão interessados no assunto. Foram mais de 130 mil votos, ficando Nosso Lar em primeiro lugar, com 70%. Lula ficou em 6º, com 1.646 votos, o que representa 1%.


Política e cinema

Farias disse que a comissão julgadora está ciente das críticas que pode receber por ter escolhido o filme – especialmente por conta do ano de eleição. Mas explica que foram levados em conta apenas critérios cinematográficos. “Vivemos, espero que para sempre, numa liberdade de expressão", defendeu o cineasta.

O diretor da Mostra de Cinema de São Paulo, Leon Cakoff, disse que a questão política ‘está fora da vida própria que o filme tem’. “Inclusive, o filme foi pouco visto pelo público”.

A produtora Mariza Leão disse que todos da comissão são isentos, afinal, ninguém ocupa cargo no governo, nem é candidato. “Nosso partido é o cinema. Escolhemos um filme que possa nos representar com dignidade. Ela contou ao Cineweb que participou de uma sessão de Lula – O filho do Brasil, na Academia de Cinema Britânica, numa plateia composta em sua maioria por não-brasileiros: "A recepção foi ótima. As pessoas embarcaram no filme, mesmo aquelas que não conhecem a história do Lula. O ator Ben Kingsley adorou o filme. Disse até que faria campanha pelo filme para ganhar o Oscar.”

A cineasta Tata Amaral também acredita que a fama internacional do Lula possa ajudar na campanha do filme. “Ele tem prestígio no mundo todo". Ela conta que na escolha também se levou em consideração que os produtores do filme, Lucy e Luiz Carlos Barreto, são experientes quando o assunto é Oscar. "Levamos em conta também que o filme poderia aproveitar essa oportunidade. É necessário um grande investimento, uma campanha, e eles são produtores de fôlego.”

Farias se mostra bastante otimista e acredita que não apenas o filme tem chances, mas também o elenco. “Temos uma grande intérprete à frente de Lula, [Gloria Pires], uma excelente candidata ao prêmio de melhor atriz.”

Alysson Oliveira

Fonte: http://www.cineweb.com.br/noticias/noticia.php?id_noticia=2369

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Puxa, estamos felizes!!!
Agradecemos a sua opinião!!!