quinta-feira, 9 de junho de 2011

Paulínia Festival de Cinema anuncia os filmes selecionados da edição 2011

Evento acontecerá entre 7 e 14 de junho no Theatro Municipal de Paulínia

Cena do documentário "Rock Brasília "



A lista saiu. Após o mistério, feito de propósito para seguir o mise-en-scène de eventos da Sétima Arte, a organização do Paulínia Festival de Cinema divulgou os filmes selecionados para a edição 2011 do evento. O anúncio aconteceu na manhã desta quinta-feira (2), com a presença de diretores e produtores das películas escolhidas.

Por meio de um vídeo, imprensa e convidados conheceram os 27 filmes que competirão ao Troféu Menina de Ouro (e dividem a bolada de R$ 800 mil). O festival acontece entre 7 e 14 de julho no Theatro Municipal de Paulínia. Novidade: o Paulínia Fest, em sua terceira edição, será realizado no primeiro final de semana do festival.

O filme escolhido para abrir o festival foi "Corações Sujos", de Vicente Amorin. Não à toa, o longa-metragem inspirado no livro homônimo de Fernando Morais foi, de acordo com o diretor, "cem por cento rodado na região". A sessão de abertura, com direito à tapete vermelho e artistas, está marcada para 7 de julho, às 20h30. Quanto o filme de encerramento, ainda não foi escolhido. "Nas próximas semanas", diz Emerson Alves, secretário de cultura de Paulínia.

Em 2011, a curadoria do festival (pela primeira vez, formada apenas por integrantes da secretaria de Cultura de Paulínia) recebeu 36 inscrições de longas de ficção: (seis escolhidos), 58 documentários em longa-metragem (6 selecionados), mas a surpresa se deu com os curtas.

Total de 394 produções inscritas. "Tivemos então de ao invés de escolher 6, como nas edições anteriores, aumentar o número para 12 curtas que concorrerão. Em questão de qualidade, este ano superou". Entre eles, três foram concebidos na Região Metropolitana de Campinas. Destaque a "3x4", de Cauê Nunes.


Cena da produção do filme "O Palhaço" de Selton Mello



Da categoria ficção, alguns títulos chamam a atenção. Para começar, "O Palhaço", sob a direção de Selton Mello, com cenas rodadas em cidades como Paulínia, Campinas e Jaguariúna. Ao trazer à telona um artista em crise de identidade, o longa narras as peripécias de uma trupe mambembe pautada por enrascadas.

Na mesma intensidade, assinala-se o tão comentado "Trabalhar Cansa", da cineasta campineira Juliana Rojas e do paulistano Marco Dutra. Parênteses: o filme participou da edição 2011 do Festival de Cannes.

CoraçõesApós a coletiva de imprensa, o diretor Vicente Amorin se propôs a falar sobre "Corações Sujos". Aliás, o longa-metragem, que abre o festival de Paulínia, entrará em cartaz no Brasil em 28/10. De começo, Amorin tratou das dificuldades.

A primeira delas, a adaptação. "O livro do Fernando Morais pode render de seis a sete filmes. Encontar o recorte foi trabalhoso". A partir daí, entre pesquisas, o roteirista David França Mendes tingiu o roteiro com toques de ficção ("o livro é uma grande reportagem, né? Não tem enredo"). Ao final, além de rememorar a história de um grupo de japoneses esperançosos com a vitória do Japão na Segunda Guerra, o longa trata de temas de ontem que ainda ecoam no hoje. "São aspectos como intolerância, racismo e, claro, identidade".

Confira a lista completa das produções que competirão:
Ficção (longas)
1. A Febre do Rato, de Cláudio Assis (PE)
2. Meu País (foto), de André Ristum (SP)
3. O Palhaço, de Selton Mello (RJ)
4. Onde Esta a Felicidade ? , de Carlos Alberto Riccelli (SP)
5. Os 3, de Nando Olival (SP)
6. Trabalhar Cansa, de Juliana Rojas e Marco Dutra (SP)

Documentário (Longas)
1. A Cidade de Imã, de Ronaldo German (RJ)
2. A Margem do Xingu, de Damià Puig Auge (SP)
3. Ela Sonhou que Eu Morri, de Matias Bracher Mariani (SP)
4. Ibitipoca, Droba Pra Lá, de Felipe de Barros Scaldini (MG)
5. Rock Brasília – era de ouro (foto), de Vladimir Carvalho (DF)
6. Uma Longa Viagem, de Lúcia Murat (RJ)

Curtas Nacionais
1. A Grande Viagem, de Caroline Fioratti (SP)
2. Acabou-se, de Patricia Baia (CE)
3. Café Turco, de Thiago Luciano (SP)
4. O Cão, de Abel Roland (RS)
5. O Cavalo, de Joana Guttman Mariani (SP)
6. O Pai Daquele Menino, de Lemos Arthuso (SP)
7. Off Making, de Beto Schultz (SP)
8. Polaroid Circus, de Marcos Mello e Jacques Dequeker (RS)
9. Qual Queijo Você Quer?, de Cíntia Domit Bittar (SC)
10. Tela, de Carlos Nader (SP)
11. Trocam-se Bolinhos por Histórias de Vida, de Denise Machi (RS)
12. Uma Primavera, de Gabriela Amaral Almeida (SP)

Curtas Regionais
1. Argentino, de Diego Costa
2. 3x4 (foto), de Cauê Nunes
3. Adeus, de Alessandro BarrosServiço

O Paulínia Festival de Cinema acontece entre 7 e 14 de julho no Theatro Municipal de Paulínia (Av. Prefeito José Lozano de Araújo 1551, fone: 19 - 3933-2140).
Entrada franca. Informações: http://www.culturapaulinia.com.br/

fonte:http://eptv.globo.com/campinas/variedades/NOT,1,1,352209,Filmes+selecionados+para+o+Festival+de+
Cinema+de+Paulinia+2011+sao+anunciados.aspx

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Puxa, estamos felizes!!!
Agradecemos a sua opinião!!!