terça-feira, 20 de julho de 2010

Pinga fogo com cineasta estivense Flávio Chiarini

Entrevista com Flávio Chiarini*, diretor do curta AGENOR FERRO VÉIO


Delinho e Flávio Chiarini durante a gravação do curta - 2004

1. Por que vc fez um curta sobre o Agenor?
Gosto de fazer documentários porque acredito que as histórias das pessoas são muito interessantes, e de algumas, mais que de outras... O Agenor é uma destas pessoas, que deixa marcas, tem uma história significativa, porque construiu isso, e por isso deve ser valorizado. Além disso, é um grande narrador, o que fica bom no vídeo.

2. Quem é o Agenor? Você teve apoio?
O Agenor é simplesmente um cara que já falsificou dinheiro, desertou do exército, inventou a asa delta, proibiu o cavalinho de pau, conheceu o Jango, pagou camarada com passagem pra Brasília na época da construção da cidade, inventou geringonças, quis matar o padre, etc, etc... Apoio? Hehehehehe, só dos amigos.

3. É o segundo curta seu sobre pessoas de Estiva, por q essa escolha?
Em todo lugar tem gente interessante, em Estiva não poderia ser diferente. Fiz aí, porque mesmo distante, adoro esta cidade e as pessoas daí, é onde estão minha família e meus melhores amigos. Uma pena ser tão mal administrada.

4. Qual a importancia desses projetos para cidade?
Não poderia calcular a importância, gosto de fazer para que as pessoas se vejam, se identifiquem, e saibam que no fundo, também podem fazer alguma coisa, e é por isso mesmo que já estou com mais um projeto pra Estiva, desta vez um livro fotográfico sobre o morango.

5.Quais os planos, você pretende fazer mais filmes?
Pretendo sim, quero fazer um documentário sobre as próximas eleições municipais, e a festa do morango, uma idéia ainda incipiente...

6. Seus curtas já foram exibidos em vários lugares e em grandes festivas, e o curta do Agenor você já inscreveu em algum festival/mostra?
Comecei a inscrevê-lo agora, estive me dedicando exclusivamente a fotografia e a meu filho nos últimos tempos, vou tentar voltar um pouco ao cinema.

6. Qual a importância da Mostra Delinho de Cinema para cultura local e regional? É super bacana porque a cidade é altamente carente de movimentação artística. A maior festa da cidade poderia ter artistas geniais por um preço muito menor do que a cultura pop-boçal contratada a preço de diamantes sul-africanos no apartheid cultural promovido na cidade... Só podem aproveitar arte os "refinados" e a população em geral? A Mostra Delinho supre em parte esta deficiência do poder público.

8. Quem é Flavio Chiarini?
Um apaixonados pela arte, que acredita na justiça social, e que um dia as coisas vão mudar, estão mudando... Estamos de olho!

* Flávio Chiarini, nasceu em Pouso Alegre/MG, cresceu em Estiva/MG, hoje vive em Florianópolis/SC. É formando em Educação Física pela UFSC, acadêmico do curso de Cinema na mesma universidade, fotógrafo, diretor do curta A HISTÓRIA DE DELINHO é um dos idealizadores da Mostra Delinho de Cinema.



Foto de Roberto Hunger - Agenor Ferro Véio

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Puxa, estamos felizes!!!
Agradecemos a sua opinião!!!