
Por Evanize Patriota, analista de comunicação Empresa Bragantina
Bragantina apóia evento cultural que transforma o município de Estiva (MG), cidade do morango, em cidade do cinema
A cidade de Estiva, localizada no sul de Minas Gerais, conhecida tradicionalmente pela cultura do morango, começa a ganhar um novo status. Entre os dias 23 e 30 de julho, o município se transformará mais uma vez na Capital Mineira do Cinema Nacional. Com o apoio cultural da Bragantina, uma empresa Rede Energia, será realizada a quarta edição da MOSTRA DELINHO DE CINEMA: oito dias de exibição gratuita de curtas e filmes nacionais em diferentes locais do município.
Em sua quarta edição, o projeto inova ao dedicar dois dias de cinema para as crianças, 26 e 27 de julho. E também ao exibir o documentário ECOS, em respeito à memória de Antônio da Costa Santos, o Toninho do PT, ex-prefeito de Campinas/SP, assassinado em 2001. “ECOS narra detalhes do caso e é uma forma de pedir justiça e de prestar solidariedade à família, uma vez que este ano está completando 10 anos de sua morte e até hoje o crime não foi esclarecido. Teremos a participação de familiares nesta exibição”, explica um dos organizadores da 4ª Mostra, Guilherme Abraão.
Demonstrando que Estiva tem em sua veia a sétima arte, a IV Mostra Delinho traz o curta Destruição de um Templo, agendado para o dia 29.7, sexta-feira, no bairro Guarda Faca. O curta-metragem foi produzido pelo estivense José Hamilton, e resgata as imagens do momento em que a Igreja Matriz de Nossa Senhora Aparecida, de Estiva, construída no inicio do século XX, foi derrubada. “Muitos estivenses lamentam até hoje a perda deste patrimônio. A data do fato é curiosa: a igreja foi explodida por dinamites no dia 11 de setembro de 1997, ou seja, Estiva também tem seu 11 de setembro”, comenta Guilherme.
A IV Mostra Delinho de Cinema pretende não apenas socializar o cinema, mas proporcionar ferramentas de transformação de cidadãos mais conscientes de seu papel na sociedade.