quinta-feira, 7 de julho de 2011

Núcleo de Preservação da Memória Política é nosso parceiro

O Núcleo de Preservação da Memória Política ( para conhecer acesse o site http://www.nucleomemoria.org.br/ ) é o mais novo parceiro da MOSTRA DELINHO DE CINEMA> Para nós da organização da Mostra é um grande prazer e ao mesmo tempo é motivo de orgulho e honra termos uma entidade tão expressiva que ira nos ajudar
nestas e principalmente nas próxima edições do projeto. Esta parceria novamente
reforça e reconhece a importância deste evento cultural que acontece anualmente
em nosso querida cidade.

Nós da comissão organizadora do projeto MOSTRA DELINHO DE CINEMA gostariamos de
agradecer a confiança e atenção por parte do Núcleo de Preservação da Memória Política, fica nosso muito obrigado!

Vale lembrar que na abertura da Mostra neste ano, no dia 23/07, às 20h00, no Teatro
de Arena da Praça Matriz receberemos integrantes do Núcleo de Preservação da Memória Política para apresentar aos presentes está importante entidade, participem!






O que é o Núcleo de Preservação da Memória Política

O Núcleo de Preservação da Memória Política (também conhecido como Núcleo Memória) surgiu primeiramente como um grupo de trabalho fundado dentro do contexto de atividades do Fórum Permanente de ex Presos e Perseguidos politicos de Sao Paulo, uma entidade fundada em Sao Paulo no ano de 2001 para defender os interesses dos ex-prisioneiros politicos e perseguidos durante a ditadura militar no Brasil (1964/1985) .

O Núcleo se desenvolveu como uma instituição independente a partir de fevereiro de 2009 e sua atividade principal consiste em trabalhar para a promoção de políticas públicas nas questões referente à Memória Política. Suas atividades também se concentram na defesa dos Direitos Humanos e em ações educativas. Promove, com outras entidades similares no Brasil, a conscientização dos organismos públicos e privados para transformar os lugares onde se praticaram atrocidades em memoriais de referencia.

Durante o ano de 2008, os integrantes do Núcleo estiveram envolvidos como entidade assessora da Secretaria de Cultura de São Paulo e da Pinacoteca do Estado na transformação do prédio onde funcionou a sede do DEOPS (Departamento de Ordem Política e Social ) convertido, desde janeiro de 2009, no Memorial da Resistência , primeiro projeto museológico de Memoria no Brasil.

Desde Março 2009, o Núcleo Memória é o primeiro membro institucional brasileiro da Coalizão Internacional de Museus de Consciência em Lugares Históricos ( em inglês sigla ICSC – International Coalition of Sites of Conscience - www.sitesofconscience.org).



Diretoria
Estatuto do Núcleo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Puxa, estamos felizes!!!
Agradecemos a sua opinião!!!