segunda-feira, 1 de agosto de 2011

ESTAMIRA, PRESENTE!



Curitiba - 28/07/11

Ontem a tarde (27 de julho de 2011) Estamira Gomes de Souza, mulher negra da classe trabalhadora, catadora de lixo no Aterro do Gramacho (Rio de Janeiro) nasceu ao contrário. Tinha 72 anos e morreu cansada, mal cuidada e principalmente: não ouvida (paradoxalmente tão escutada no mundo inteiro). A protagonista do filme que leva seu nome, dirigido por Marcos Prado e lançado em 2004 agonizou por horas no Hospital Miguel Couto, na Gávea, desassistida pelo SUS e incapaz – como a imensa maioria dos trabalhadores – de comprar sua assistência em um hospital particular.

Os trocadilos apontam que a razão de sua morte se chama 'septicemia', uma infecção generalizada. Poderiam dizer que por ter transtornos mentais, Estamira deveria ter sido assistida em um asilo, ou um hospital/hospício psiquiátrico para que de lá não saísse e morresse em paz, longe do lixo, das moscas, longe da família, longe daquele mar que lhe era tão importante. Do outro lado, os que acreditam cegamente nos governos, acreditam que a construção da rede de atenção psicossocial substitutiva à lógica manicomial está consolidada, amplificada e atuante. Não desconsideramos os avanços da instalação da rede, determinada pela lei 10216/2001. Mas, como Estamira nos alertou: existe esperteza ao contrário, não inocência.

De toda forma, Estamira passou sua vida em pé, trabalhando, replicando sua existência dentro dum lixão, desatenta aos levantes manicomiais de empresários-da-saúde-mental que discorrem trocadilos sobre técnicas arcaicas repaginadas, assistência integral, novos medicamentos, cuspindo cifras.. Alheia aos professores de Psicologia que passam o filme nas aulas e todos saem das salas com mal estar, surpresos, com pena. No ano que vem, uma nova turma assistirá sua história. Tudo bem: esta arte nos permite a distância, a contemplação, o não envolver-se e o não implicar-se.

Escutamos Estamira e observamos mais uma que sofre numa massa de trabalhadores negros, homens e mulheres que apodrecem todos os dias. Estamira é apenas mais uma entre os milhares de loucos da classe trabalhadora que já não valem mais nada ao sistema do capital e que por isto – e só por isto – são jogados no lixo para se confundirem ao inútil e ao descuido nos aterros e favelas do país.
O cinismo deste sistema traveste seu discurso delirante, denunciativo, agressivo e violento em “poesia”, “uma forma atípica de expressão”, “obra de arte”.

Esta forma de arte não nos importa. Não queremos lembrar de Estamira apenas quando seu filme recebe mais um prêmio internacional. Acreditamos que não basta lamentar sua morte em cento e quarenta caracteres, num pio. Reivindicamos a vida e obra produzida ao longo dos dias de vida de Estamira. Com todos os seus direitos humanos negados, todos os serviços de saúde de má qualidade, sua péssima condição de moradia, seu trabalho precarizado, a educação negada. Seus e de todos os trabalhadores.

Não nos interessa a mera constatação de que algo vai errado. Interessa a luta pela efetividade da atenção à saúde mental no Brasil. Interessa a consolidação de equipes multidisplinares, a efetivação da Reforma Psiquiátrica, a redução de danos, a porta aberta nos equipamentos, a defesa intransigente de uma vida digna e sem desigualdade social para todos os trabalhadores. Lutando, honramos Estamira e todos os seus irmãos e companheiros desconhecidos, que nunca estrelarão um filme mas que também querem visitar o mar.

Estamira! Mulher negra, resistente, trabalhadora!
Presente!

César Fernandes, psicólogo militante da luta contra os manicômios e pela construção do socialismo.

quinta-feira, 21 de julho de 2011

Bragantina é parceira da IV Mostra Delinho de Cinema



Por Evanize Patriota, analista de comunicação Empresa Bragantina


Bragantina apóia evento cultural que transforma o município de Estiva (MG), cidade do morango, em cidade do cinema

A cidade de Estiva, localizada no sul de Minas Gerais, conhecida tradicionalmente pela cultura do morango, começa a ganhar um novo status. Entre os dias 23 e 30 de julho, o município se transformará mais uma vez na Capital Mineira do Cinema Nacional. Com o apoio cultural da Bragantina, uma empresa Rede Energia, será realizada a quarta edição da MOSTRA DELINHO DE CINEMA: oito dias de exibição gratuita de curtas e filmes nacionais em diferentes locais do município.

Em sua quarta edição, o projeto inova ao dedicar dois dias de cinema para as crianças, 26 e 27 de julho. E também ao exibir o documentário ECOS, em respeito à memória de Antônio da Costa Santos, o Toninho do PT, ex-prefeito de Campinas/SP, assassinado em 2001. “ECOS narra detalhes do caso e é uma forma de pedir justiça e de prestar solidariedade à família, uma vez que este ano está completando 10 anos de sua morte e até hoje o crime não foi esclarecido. Teremos a participação de familiares nesta exibição”, explica um dos organizadores da 4ª Mostra, Guilherme Abraão.

Demonstrando que Estiva tem em sua veia a sétima arte, a IV Mostra Delinho traz o curta Destruição de um Templo, agendado para o dia 29.7, sexta-feira, no bairro Guarda Faca. O curta-metragem foi produzido pelo estivense José Hamilton, e resgata as imagens do momento em que a Igreja Matriz de Nossa Senhora Aparecida, de Estiva, construída no inicio do século XX, foi derrubada. “Muitos estivenses lamentam até hoje a perda deste patrimônio. A data do fato é curiosa: a igreja foi explodida por dinamites no dia 11 de setembro de 1997, ou seja, Estiva também tem seu 11 de setembro”, comenta Guilherme.

A IV Mostra Delinho de Cinema pretende não apenas socializar o cinema, mas proporcionar ferramentas de transformação de cidadãos mais conscientes de seu papel na sociedade.

quinta-feira, 7 de julho de 2011

Núcleo de Preservação da Memória Política é nosso parceiro

O Núcleo de Preservação da Memória Política ( para conhecer acesse o site http://www.nucleomemoria.org.br/ ) é o mais novo parceiro da MOSTRA DELINHO DE CINEMA> Para nós da organização da Mostra é um grande prazer e ao mesmo tempo é motivo de orgulho e honra termos uma entidade tão expressiva que ira nos ajudar
nestas e principalmente nas próxima edições do projeto. Esta parceria novamente
reforça e reconhece a importância deste evento cultural que acontece anualmente
em nosso querida cidade.

Nós da comissão organizadora do projeto MOSTRA DELINHO DE CINEMA gostariamos de
agradecer a confiança e atenção por parte do Núcleo de Preservação da Memória Política, fica nosso muito obrigado!

Vale lembrar que na abertura da Mostra neste ano, no dia 23/07, às 20h00, no Teatro
de Arena da Praça Matriz receberemos integrantes do Núcleo de Preservação da Memória Política para apresentar aos presentes está importante entidade, participem!






O que é o Núcleo de Preservação da Memória Política

O Núcleo de Preservação da Memória Política (também conhecido como Núcleo Memória) surgiu primeiramente como um grupo de trabalho fundado dentro do contexto de atividades do Fórum Permanente de ex Presos e Perseguidos politicos de Sao Paulo, uma entidade fundada em Sao Paulo no ano de 2001 para defender os interesses dos ex-prisioneiros politicos e perseguidos durante a ditadura militar no Brasil (1964/1985) .

O Núcleo se desenvolveu como uma instituição independente a partir de fevereiro de 2009 e sua atividade principal consiste em trabalhar para a promoção de políticas públicas nas questões referente à Memória Política. Suas atividades também se concentram na defesa dos Direitos Humanos e em ações educativas. Promove, com outras entidades similares no Brasil, a conscientização dos organismos públicos e privados para transformar os lugares onde se praticaram atrocidades em memoriais de referencia.

Durante o ano de 2008, os integrantes do Núcleo estiveram envolvidos como entidade assessora da Secretaria de Cultura de São Paulo e da Pinacoteca do Estado na transformação do prédio onde funcionou a sede do DEOPS (Departamento de Ordem Política e Social ) convertido, desde janeiro de 2009, no Memorial da Resistência , primeiro projeto museológico de Memoria no Brasil.

Desde Março 2009, o Núcleo Memória é o primeiro membro institucional brasileiro da Coalizão Internacional de Museus de Consciência em Lugares Históricos ( em inglês sigla ICSC – International Coalition of Sites of Conscience - www.sitesofconscience.org).



Diretoria
Estatuto do Núcleo

terça-feira, 5 de julho de 2011

SINOPSES DOS FILMES DA IV MOSTRA DELINHO DE CINEMA


Diário de Motocicleta
Direção: Walter Salles
Duração: 128 min

Adaptação para os cinemas do diário de Che Guevara, antes de se tornar líder revolucionário, em viagem de moto pela América pouco depois de formar-se em Medicina e que terminou por mudar os rumos de sua vida.



Chico Xavier
Direção: Daniel Filho
Duração: 124 minutos

Uma adaptação para o cinema que descreve a trajetória do médium, que viveu 92 anos desta vida terrena desenvolvendo importante atividade mediúnica e filantrópica. Fechava os olhos e colocava no papel poemas, crônicas e mensagens. Seus mais de 400 livros psicografados, consolaram os vivos, pregaram a paz e estimularam caridade. Para os admiradores mais fervorosos, foi um santo. Para os descrentes, no mínimo, um personagem intrigante.




Quincas Berro D'Água
Direção: Sérgio Machado
Duração: 102 min

Quincas é um funcionário público cansado da vida que leva. Um dia ele resolve deixar sua família de lado e cair na farra, ganhando fama como Quincas Berro D'Água, o rei dos vagabundos. Quando ele é encontrado morto em seu quarto, sua família resolve apagar os vestígios de sua fase arruaceira e lhe dar um enterro respeitável. Só que seus amigos surgem no local e decidem levá-lo para uma última farra.




Eu e Meu Guarda Chuva
Direção: Toni Vanzolini
Duração: 78 min

Eugênio é um garoto de 11 anos que jamais se separa do guarda chuva herdado de seu avô. No último dia de férias ele e Cebola , seu melhor amigo, precisam entrar na sombria casa onde fica sua nova escola. O motivo é para resgatar Frida , a grande paixão de Eugênio, que foi sequestrada pelo fantasma do Barão Von Staffen.




O Grilo Feliz e os Insetos Gigantes
Direção: Rafael Ribas, Walbercy Ribas
Duração: 82 min

O Grilo Feliz segue compondo suas músicas, para alegria dos habitantes da floresta, e agora deseja gravar um CD. Porém a descoberta de fósseis de insetos gigantes faz com que ele se envolva em uma inesperada aventura, que o obriga a enfrentar um bando de perigosos louva-deuses comandados por Trambika.



Documentário ECOS
Diretores Pedro H. França e Guilherme Manechini

O documentário conta a trajetória do prefeito de Campinas, Antônio da Costa Santos, o Toninho do PT, assassinado em 10 de setembro de 2001. Produzido para a conclusão do curso de Jornalismo da PUC em 2007, tem o cerne da questão - crime comum ou político? - como a linha-guia do trabalho que inclui entrevistas da viúva de Toninho, Roseana Garcia, da filha do casal, Marina Santos, de amigos, companheiros de militância, autoridades e suspeitos.



O Corintiano
Direção Milton Amaral
Duração 98 minutos

Mazzaropi, vive o Seu Manuel, um barbeiro fanático pelo Corinthians que faz de tudo para torcer pelo seu time de coração: entrar em conflitos com seus vizinhos palmeirenses, fazer promessas malucas, orações, sofrimentos e xingamentos na arquibancada. Insistia para que seu filho jogasse futebol no Corinthians e abandonasse o curso de medicina. Contém cenas de jogos reais do Corinthians, nas quais aparecessem os jogadores Rivellino e Dino Sani.



Lula, O Filho do Brasil
Direção: Fábio Barreto
Duração: 128 min

O filme conta a trajetória pessoal de Lula, desde seu nascimento em 1945, quando , no sertão pernambucano, Dona Lindu , uma mulher simples e de fortes valores morais, dá à luz o seu sétimo filho, Luiz Inácio da Silva, e enfrenta o abandono do marido e as dificuldades de criar seus filhos sozinha na “cidade grande”. Em 1980, Lula se torna o maior líder sindical do país e emerge como uma força política renovadora. Uma vida marcada por dificuldades, perdas e uma notável capacidade de superação.

Nossa cartaz


Cartaz da IV MOSTRA DELINHO DE CINEMA - ESTIVA/MG
23 A 30 DE JULHO DE 2011

De 23 a 30 tem a IV MOSTRA DELINHO

PROGRAMAÇÃO COMPLETA DA IV MOSTRA DELINHO DE CINEMA

Dia:23/07 - Sábado
Local: Teatro de Arena Praça da Matriz -20h
Filme: LULA,O FILHO DO BRASIL

Dia:24/07 - Domingo
Local: Bairro São Pedro - 19h
Curta: AGENOR, FERRO VÉIO
Filme: O CORINTIANO (MAZZAROPI)

Dia:25/07 – Segunda Feira
Local: Câmara Municipal de Vereadores – 19h
Filme: ECOS (Documentário sobre a morte do Prefeito Toninho de Campinas/SP)

26/07 – Terça Feira - Sessão Infantil
Local: Centro Cultural Estivense – 19h –
Curta: FESTA NO CÉU
Filme: O GRILO FELIZ E OS INSETOS GIGANTES

27/07 – Quarta Feira - Sessão Infantil
Local: Centro Cultural Estivense – 19h –
Curta: BICHOS
Filme: EU E MEU GUARDA CHUVA

28/07 – Quinta Feira
Local: Bairro Boa Vista - 19h
Filme: QUINCAS BERRO D`ÁGUA

29/07 – Sexta Feira
Local: Bairro Guarda Faca - 19h
Curta: DESTRUIÇÃO DE UM TEMPLO
Filme: CHICO XAVIER

30/07 – Sábado
Local: Teatro de Arena da Praça Matriz -20h
Curta: A HISTÓRIA DE DELINHO
Filme: DIÁRIOS DE MOTOCICLETA

quinta-feira, 9 de junho de 2011

Paulínia Festival de Cinema anuncia os filmes selecionados da edição 2011

Evento acontecerá entre 7 e 14 de junho no Theatro Municipal de Paulínia

Cena do documentário "Rock Brasília "



A lista saiu. Após o mistério, feito de propósito para seguir o mise-en-scène de eventos da Sétima Arte, a organização do Paulínia Festival de Cinema divulgou os filmes selecionados para a edição 2011 do evento. O anúncio aconteceu na manhã desta quinta-feira (2), com a presença de diretores e produtores das películas escolhidas.

Por meio de um vídeo, imprensa e convidados conheceram os 27 filmes que competirão ao Troféu Menina de Ouro (e dividem a bolada de R$ 800 mil). O festival acontece entre 7 e 14 de julho no Theatro Municipal de Paulínia. Novidade: o Paulínia Fest, em sua terceira edição, será realizado no primeiro final de semana do festival.

O filme escolhido para abrir o festival foi "Corações Sujos", de Vicente Amorin. Não à toa, o longa-metragem inspirado no livro homônimo de Fernando Morais foi, de acordo com o diretor, "cem por cento rodado na região". A sessão de abertura, com direito à tapete vermelho e artistas, está marcada para 7 de julho, às 20h30. Quanto o filme de encerramento, ainda não foi escolhido. "Nas próximas semanas", diz Emerson Alves, secretário de cultura de Paulínia.

Em 2011, a curadoria do festival (pela primeira vez, formada apenas por integrantes da secretaria de Cultura de Paulínia) recebeu 36 inscrições de longas de ficção: (seis escolhidos), 58 documentários em longa-metragem (6 selecionados), mas a surpresa se deu com os curtas.

Total de 394 produções inscritas. "Tivemos então de ao invés de escolher 6, como nas edições anteriores, aumentar o número para 12 curtas que concorrerão. Em questão de qualidade, este ano superou". Entre eles, três foram concebidos na Região Metropolitana de Campinas. Destaque a "3x4", de Cauê Nunes.


Cena da produção do filme "O Palhaço" de Selton Mello



Da categoria ficção, alguns títulos chamam a atenção. Para começar, "O Palhaço", sob a direção de Selton Mello, com cenas rodadas em cidades como Paulínia, Campinas e Jaguariúna. Ao trazer à telona um artista em crise de identidade, o longa narras as peripécias de uma trupe mambembe pautada por enrascadas.

Na mesma intensidade, assinala-se o tão comentado "Trabalhar Cansa", da cineasta campineira Juliana Rojas e do paulistano Marco Dutra. Parênteses: o filme participou da edição 2011 do Festival de Cannes.

CoraçõesApós a coletiva de imprensa, o diretor Vicente Amorin se propôs a falar sobre "Corações Sujos". Aliás, o longa-metragem, que abre o festival de Paulínia, entrará em cartaz no Brasil em 28/10. De começo, Amorin tratou das dificuldades.

A primeira delas, a adaptação. "O livro do Fernando Morais pode render de seis a sete filmes. Encontar o recorte foi trabalhoso". A partir daí, entre pesquisas, o roteirista David França Mendes tingiu o roteiro com toques de ficção ("o livro é uma grande reportagem, né? Não tem enredo"). Ao final, além de rememorar a história de um grupo de japoneses esperançosos com a vitória do Japão na Segunda Guerra, o longa trata de temas de ontem que ainda ecoam no hoje. "São aspectos como intolerância, racismo e, claro, identidade".

Confira a lista completa das produções que competirão:
Ficção (longas)
1. A Febre do Rato, de Cláudio Assis (PE)
2. Meu País (foto), de André Ristum (SP)
3. O Palhaço, de Selton Mello (RJ)
4. Onde Esta a Felicidade ? , de Carlos Alberto Riccelli (SP)
5. Os 3, de Nando Olival (SP)
6. Trabalhar Cansa, de Juliana Rojas e Marco Dutra (SP)

Documentário (Longas)
1. A Cidade de Imã, de Ronaldo German (RJ)
2. A Margem do Xingu, de Damià Puig Auge (SP)
3. Ela Sonhou que Eu Morri, de Matias Bracher Mariani (SP)
4. Ibitipoca, Droba Pra Lá, de Felipe de Barros Scaldini (MG)
5. Rock Brasília – era de ouro (foto), de Vladimir Carvalho (DF)
6. Uma Longa Viagem, de Lúcia Murat (RJ)

Curtas Nacionais
1. A Grande Viagem, de Caroline Fioratti (SP)
2. Acabou-se, de Patricia Baia (CE)
3. Café Turco, de Thiago Luciano (SP)
4. O Cão, de Abel Roland (RS)
5. O Cavalo, de Joana Guttman Mariani (SP)
6. O Pai Daquele Menino, de Lemos Arthuso (SP)
7. Off Making, de Beto Schultz (SP)
8. Polaroid Circus, de Marcos Mello e Jacques Dequeker (RS)
9. Qual Queijo Você Quer?, de Cíntia Domit Bittar (SC)
10. Tela, de Carlos Nader (SP)
11. Trocam-se Bolinhos por Histórias de Vida, de Denise Machi (RS)
12. Uma Primavera, de Gabriela Amaral Almeida (SP)

Curtas Regionais
1. Argentino, de Diego Costa
2. 3x4 (foto), de Cauê Nunes
3. Adeus, de Alessandro BarrosServiço

O Paulínia Festival de Cinema acontece entre 7 e 14 de julho no Theatro Municipal de Paulínia (Av. Prefeito José Lozano de Araújo 1551, fone: 19 - 3933-2140).
Entrada franca. Informações: http://www.culturapaulinia.com.br/

fonte:http://eptv.globo.com/campinas/variedades/NOT,1,1,352209,Filmes+selecionados+para+o+Festival+de+
Cinema+de+Paulinia+2011+sao+anunciados.aspx

sexta-feira, 3 de junho de 2011


SEMANA DO MEIO AMBIENTE EUZÉBIO MESSIAS DE ANDRADE
22 A 25 DE JUNHO DE 2011 - ESTIVA/MG
O dia do meio ambiente é todo dia!





Proteger e defender o meio ambiente de diversas formas

Plantio de árvores, palestra, exibição de filme, debates, futebol infantil, pedalada ecológica, torneio de tacos, apresentações de músicas com violeiros e djs; atividades para todas os gostos! Tudo isso e mais um pouco para conscientizar a população da importância da defesa e proteção da natureza.

Estas são algumas das atividades da Semana do Meio Ambiente Euzébio Messias de Andrade que acontecem em Estiva/MG entre os dias 22 e 26 de junho deste ano, todas serão abertas e gratuitas.

O projeto acontece anualmente e é tradicional na cidade, acontecendo sempre no mês de junho e envolvendo toda população do Município, desde escolas, igrejas, associações, comércio local e outras entidades. Tendo cada vez mais aceitação e participação da sociedade na várias atividades que são organizadas e planejadas por um grupo de amigos. Venha participar conosco!

Confira a programação completa do projeto:

Dia 22 – quarta feira
Plantio de Árvores com crianças
08h- Praça Francisco Ribeiro Pereira

Palestra: Uso Consciente e Seguro de Energia Elétrica
13h – Escola Estadual Eduardo Amaral
Palestrante: Evanize Patriota (Analista de Comunicação Empresa Bragantina)

Exibição do filme Lixo Extraordinário com debate
19h – Escola Estadual Cônego Francisco Stella

Dia 23 – quinta feira – Feriado de Corpus Christi
1º Torneio de Taco de Estiva/MG
13h – Praça Francisco Ribeiro Pereira
Sorteio de brindes, música com DJ’s Joshua e Batuta

19h- Show de Viola com JBatista e Cristiano

Dia 24 – sexta feira
1º Torneio Semeando o Futuro de Futebol Sub 13
09h - Estádio Municipal Afonso José Daniel

Dia 25 – sábado
Apresentação de Violeiros de Estiva/MG
13h até 18h- Praça Francisco Ribeiro Pereira

Dia 26 – domingo
II Pedalada Ecológica
09h– Saída Praça Francisco Ribeiro Pereira
Percurso Praça Matriz até Bairro Boa Vista
Sorteio de uma bike ao participantes
Inscrições nas bicicletarias Sérgio e Nárciso


Alguns destaques do projeto;

1º Torneio Semeando o Futuro de Futebol Sub 13
Serão seis equipes de da região, ao todo serão quase 100 crianças/atletas participantes, as escolinhas de futebol são de Estiva, Extrema, Camanducaia, Córrego do Bom Jesus. A ideia do torneio é que a cada partida e gol marcado árvores nativas da região serão planta, assim, o objetivo e estimular a prática de esportes com um finalidade de conscientizar as crianças.

1° Torneio de Taco
Tem como objetivo o resgate desta modalidade esportiva que tem desaparecida na cidade. As inscrições serão feitas no local e brindes serão sorteado aos participantes.





Partida de Taco

Cena do filme Lixo Extraordinario






Sinopse do filme:Lixo Extraordinário
Direção: Lucy Walker, João Jardim, Karen Harley
Duração: 90 min
Gênero: Documentário
SINOPSE: O documentário relata a trajetória do lixo dispensado no Jardim Gramacho, maior aterro sanitário da América Latina localizado na periferia de Duque de Caxias (RJ), até ser transformado em arte pelas mãos do artista plástico Vik Muniz e seguir para prestigiadas casas de leilões internacionais. O filme foi indicado ao Oscar 2011.






Dj's Joshua e Batuta


Contato da Organização:
35 9922 7248/35 9833 3401
estivamg@gmail.com


Nossos parceiros e apoiadores:


ASSOAME
Empresa Bragantina
Banco do Brasil
Supermercado Geraldo
Zé Cascalho
Prefeitura Municipal de Estiva/MG – Diretoria de Turismo e Esportes



sexta-feira, 13 de maio de 2011

VOCÊ TEM ACESSO A JUSTIÇA?

Este será o tema da palestra que o que o Ilmo. Juiz José Henrique Torres irá proferir em Cambuí/MG no dia 14 de maio, a partir das 16 horas, no Mercado Municipal.


O palestrante é Juiz Titular da Vara do Júri de Campinas/SP, professor titular de Direito Penal da Faculdade de Direito da PUC Campinas/SP, também é membro do Conselho Diretivo da Associação Juízes para a Democracia (AJD) e da Federação de Associações de Juízes para a Democracia da América Latina e Caribe.


Juiz Torres durante Mostra Delinho de Cinema em 2010


O Juiz Torres esteve em Estiva/MG na última edição da Mostra Delinho de Cinema, quando participou de um debate sobre descriminalização e legalização do uso de drogas. Desta participação nasceu a ideia de organizar algo em Cambuí, para discutir algum tema que tivesse relação com algum problema local do município.

Esta será uma grande oportunidade para ouvir e trocar experiências com uma grande autoridade. Ao contrário de algumas que se afastam da realidade social, o Juiz Torres busca exatamente se aproximar da população para compreender e aplicar melhor as normas jurídicas.

Quem quiser maiores informações pode fazer contato com Mário Ricardo no telefone 35 99524413. A entrada é livre, não precisa fazer inscrições para participar. Contamos com sua presença!

Foto Roberto Hunger

segunda-feira, 14 de março de 2011

Dica do blog: Documentário Ciclovida


Ciclovida é um documentário narrativo que segue um grupo de campesinos sem terra numa viagem atravessando o continente da América do Sul de bicicleta, na campanha de resgate das sementes naturais.



Os viajantes documentam a dominação dos agrocombustíveis no campo e o deslocamento de milhões de pequenos agricultores e comunidades indígenas.



Cultivos e matas nativas estão sendo substituídos por desertos verdes de monoculturas transgênicas onde nada mais, planta ou animal, pode sobreviver aos agrotóxicos.



Para maiores informações ou para organizar um evento com o filme em sua comunidade, ou ainda, para ser membro da Equipe do Ciclovida, entre em contato: matheus@ciclovida.org ou visite o site www.ciclovida.org